Escolha uma Página

A escolha do melhor tanque industrial é imprescindível para qualquer perfil de empresa. Seja ela química, cosmética, alimentícia, farmacêutica, petrolífera ou de outro segmento que demanda o armazenamento eficiente de fluidos.

Se levarmos em consideração que esse tipo de equipamento estará presente nos processos industriais por pelo menos mais 20 anos, fica clara a relevância do investimento certo nesse tipo de equipamento em termos operacionais!  

Confira, a seguir, quais os principais fatores para levar em consideração na hora de escolher um tanque industrial, quando optar por um horizontal ou vertical e como escolher pelo fornecedor certo na área.

O que levar em consideração na hora de escolher um tanque industrial?

Os tanques industriais podem ser utilizados em diversos processos, que vão desde a produção e o tratamento, até o transporte, refino, distribuição, além de inventários e reservas dos mais diversos tipos de fluídos.

O primeiro passo para determinar qual é o tanque mais adequado para a sua necessidade é elencar quais os líquidos ou gases comprimidos que farão parte dos seus processos. Dentre os usos mais comuns, destacamos:

  • Matérias-primas, em que são armazenadas grandes quantidades de suprimentos indispensáveis para o funcionamento das plantas industriais, desde gases até líquidos inflamáveis
  • Produtos intermediários, que podem ser produtos finais para determinadas unidades e matéria-prima para outras, possibilitando operações conjuntas
  • Produtos finais, que representam os itens acabados à espera da distribuição
  • Resíduos, em que são armazenados produtos que estão aguardando reprocessamento ou destinação final, oriundos de operações indevidas ou fora de especificação.

Ao ter clareza sobre qual o tipo de fluído que será processado pelo seu tanque industrial, é preciso fazer algumas ponderações sobre as características físicas e funcionais que serão necessárias para o equipamento.

Entre os principais pontos que os gestores devem destacar para garantir pleno alinhamento do tanque a sua estrutura e às necessidades da indústria, destacamos os seguintes questionamentos:

  • Qual é o espaço disponível para a instalação do tanque?
  • Qual a capacidade de armazenamento necessária?
  • Qual o orçamento disponível?
  • Qual a temperatura de desenho?
  • Qual a frequência necessária de drenagens?
  • Qual o tipo de aço necessário para o armazenamento dos produtos?
  • Existe a necessidade de resfriar ou aquecer os fluídos?
  • Será necessário transportar líquidos?

Com todas essas questões listadas e informadas ao fabricante, que deverá prestar auxílio no processo de escolha do melhor modelo de tanque industrial, será mais fácil e assertivo optar entre um tanque vertical ou horizontal.

Quando optar por um tanque vertical ou horizontal?

Depois de toda a análise inicial para a escolha do tanque industrial, é preciso escolher entre os dois principais tipos disponíveis para a indústria, levando em consideração suas características e vantagens mais marcantes:

Tanques horizontais

Tanques horizontais

Os tanques industriais cilíndricos horizontais são geralmente utilizados em processos com consumo reduzido de fluídos.

Por contarem com um revestimento interno diferenciado, eles garantem máxima eficiência no armazenamento dos mais variados tipos de líquidos.

Suas características físicas exigem maior uso do espaço físico, por isso são recomendados em indústrias em que sua disponibilidade não é um empecilho.

Eles são mais vantajosos em negócios com necessidade de transporte de fluídos, já que são normalmente equipados com recursos que suportam e facilitam esse deslocamento.

Outro benefício dos tanques horizontais está relacionado às indústrias com espaço físico em que há restrição de altura, já que sua estrutura é significativamente mais baixa que a dos tanques verticais.

Tanques verticais

Tanques verticais

Mais recorrente entre as indústrias, o uso dos tanques cilíndricos verticais é mais recomendado quando a demanda pelo estoque de fluídos é relativamente alta.

Dispensando preocupações e adequações em relação à sua resistência, esse tipo de tanque industrial pode ser adequado a diferentes capacidades de armazenamento, que podem ser alternadas.

Seu tipo de revestimento varia de acordo com o tipo de fluído armazenado, bem como, suas características de segurança.

A grande vantagem dos tanques verticais de fundo plano está na possibilidade de conter grandes volumes por um baixo custo. A única limitação está no uso de pressões internas, que devem ser pequenas ou apenas relativas à atmosférica.

Essa característica, porém, garante melhor eficiência energética, já que eles demandam menos energia de bombeamento graças à ação da gravidade.

Os tanques horizontais exigem algum tipo de suporte ou base para que sejam instalados em uma superfície plana. Já os verticais se destacam por sua estabilidade na contenção de líquidos, como água ou fertilizantes.

Os modelos verticais também garantem que a pressão seja distribuída de maneira mais uniforme, o que os torna mais seguros.

Por fim, os tanques verticais demandam menos espaço para instalação em terra. Isso favorece principalmente pequenas indústrias, que contam com estrutura mais limitada.

Qual o perfil ideal de fornecedor para esse tipo de equipamento?

Com base nas informações ponderadas até aqui, o fabricante do seu tanque industrial será responsável por todos os cálculos que definirão a escolha do melhor modelo e das características ideais para a sua empresa!

Com conhecimento e experiência na área, o fornecedor deverá avaliar condições operacionais mínimas relacionadas a volume, temperatura, peso do líquido armazenado, corrosão admissível, velocidade do vento e coeficientes sísmicos.

Outro ponto imprescindível é o pleno atendimento às normas técnicas que regem a construção de tanques industriais, que são:

  • API 620 – Design and Construction of Large Welded Low Pressure Storage Tanks
  • API 650 – Welded Steel Tanks for Oil Storage
  • API 653 – Above Ground Storage Tank Inspector Program
  • NR 20 – Segurança e Saúde no Trabalho com Inflamáveis e Combustíveis
  • NBR-7821 – Tanques Soldados para Armazenamento de Petróleo e Derivados ABNT NBR 17505-1 – Armazenamento de Líquidos Inflamáveis – Disposições Gerais
  • ABNT NBR 17505-2 – Armazenamento de Líquidos Inflamáveis – Armazenamento em Tanques e Vasos
  • ABNT NBR 17505-5 – Armazenamento de Líquidos Inflamáveis – Operações
  • ABNT NBR 17505-6 – Armazenamento de Líquidos Inflamáveis – Instalações e Equipamentos Elétricos
  • ABNT NBR 17505-7 – Armazenamento de Líquidos Inflamáveis – Proteção contra incêndio para Parques de Armazenamento com Tanques Estacionários
  • ASME VIII – Div. I, Conforme Norma API 650 12º Edição – Apêndice A.

Com mais de 50 anos de experiência na área, a Fimaco é referência absoluta em tanques industriais e está pronta para atender com excelência a todos os requisitos descritos até aqui!

Por meio de produtos de alta eficiência, atendemos empresas de todos os portes e ramos da indústria, prezando por uma política de qualidade que visa garantir as melhores soluções aos nossos clientes.

Quer contar com o nosso conhecimento, experiência e comprometimento para a produção e instalação do seu tanque industrial? Então clique abaixo, entre em contato conosco e solicite um orçamento sem compromisso!

Solicitar orçamento