Warning: "continue" targeting switch is equivalent to "break". Did you mean to use "continue 2"? in /home/storage/9/2d/f0/fimacodobrasil/public_html/blog/wp-content/themes/Divi/includes/builder/functions.php on line 5892
Controle de odores no processamento de resíduos de animais
Escolha uma Página
É fundamental que empresas que atuam no setor de reciclagem animal, realizem um eficiente controle de odores. Isso porque, o processamento dos restos de animais vindos de açougues e frigoríficos, por exemplo, possuem alta emissão de odores.

A transformação dos resíduos animais em produtos como rações, farinhas, biodiesel e até produtos de higiene, pode gerar vários poluentes atmosféricos, como vapores e gases com mau cheiro e não condensáveis. 

Nesse sentido, existem algumas ações que devem ser realizadas, a fim de efetuar esse controle de forma eficaz e garantir que a reciclagem animal seja completamente assertiva.

Continue acompanhando este conteúdo para entender a importância do controle de odores no processamento de resíduos de animais e quais as formas eficientes de colocar esses cuidados em prática. Confira!

Importância do controle de odores no processamento de resíduos de animais

Pelo simples fato de se tratar de odor, é algo desagradável, e você provavelmente não vai querer a sua empresa ligada a isso. 

Sem falar que esse mau cheiro é um grande inconveniente para as comunidades vizinhas. E quando não controlado, o processo de reciclagem de animal pode começar a ser mal visto e acarretar ideias contrárias sobre o processo.

No entanto, a reciclagem animal tem uma contribuição muito valiosa ao meio ambiente, sem ela, os estragos ambientais seriam imensos. Então, não se deve deixar esse ganho ser impactado por descuidos com os odores que o processo pode gerar.

Além disso, o mau cheiro gerado pela reciclagem animal, pode até mesmo prejudicar a saúde das pessoas e causar incômodos para órgãos ambientais.

Ou seja, você precisa garantir que o processo de reciclagem animal seja realizado de forma inteligente, por meio de um processo correto do início ao fim. E para você ficar devidamente por dentro do assunto, separamos a seguir, algumas formas de controlar esse mau cheiro.

Condensação

Por meio de condensadores é feito a separação da água dos gases não condensáveis e assim, diminui a carga no sistema de tratamento. 

Mas, a condensação sozinha não é 100% eficaz para remover o mau cheiro, recomenda-se que seja associada à pós-queimadores (incineradores de gases).

Absorção

Para o controle de odores na reciclagem animal, é possível fazer o processo de absorção, também conhecido como Lavagem de gases. 

Usado para o tratamento de gases efluentes, esse procedimento oferece vantagens econômicas em relação à incineração. Principalmente em grandes vazões de gás saturado com umidade e concentrações mais baixas de substâncias odoríferas.

Na prática, para a absorção ser eficaz é preciso usar equipamentos como colunas de pratos com borbulhadores, torres de enchimento, câmaras de spray e lavadores venturi. As soluções utilizadas nos lavadores são ácidos, bases e oxidantes químicos. 

É preciso que os lavadores favoreçam um contato perfeito entre as substâncias odoríferas e o líquido de lavagem, garantindo a adequada difusão e reações químicas. 

Oxidação térmica

Nos processos de reciclagem animal, a oxidação térmica é o método que apresenta mais eficácia para remover os odores. Esse método pode ser feito sozinho ou com um sistema acoplado em outros equipamentos.

É amplamente eficaz, mas apresenta a desvantagem do alto consumo de combustível, porque estamos falando de um grande volume de gases odoríferos a serem tratados.

Dicas para controlar odores na reciclagem animal

Dicas para controlar odores na reciclagem animal

Além dos processos feitos com máquinas e sistemas de tratamentos de efluentes citados anteriormente, também existem algumas práticas de gerenciamento que podem ser adotadas como:

Recebimento e manuseio correto

No recebimento dos restos dos animais, é preciso ser feito o manuseio correto, pois isso agiliza o processamento dos resíduos, para que seja feito o mais rápido possível.

Após cada período de trabalho, é preciso limpar os recipientes e trituradores, já que restos de tecidos orgânicos podem começar a se decompor e gerar odor típico de carniça, o que nos leva ao próximo ponto.

Limpeza do ambiente e equipamentos

Odores de restos de animais em decomposição são atrativos a vários insetos e roedores. Ou seja, a higienização é essencial para o controle de odores, assim como para evitar que doenças se proliferem.

Além da limpeza dos equipamentos, também é importante que a unidade seja constantemente limpa e higienizada. Com o objetivo de evitar acúmulo de material putrescível nas paredes, escoras, cantos e pátios de circulação.

Controle do processo

É preciso evitar imprevistos no processo, como picos de superaquecimento nos digestores. Isso porque, ele pode causar destruição térmica dos tecidos cárneos, e a consequência é a geração dos desagradáveis odores.

Cuidado com os equipamentos

Os equipamentos usados no tratamento e manejo dos resíduos precisam ser devidamente dimensionados, operados e selados, para evitar que aconteçam sobrecargas e vazamentos.

Manutenção preventiva

É melhor garantir que tudo esteja em ordem, do que ter que lidar com problemas futuros que poderiam ter sido evitados. Neste cenário, é inteligente seguir um plano de manutenção preventiva.

Isso principalmente em equipamentos de controle de processos e naqueles que necessitam de maior esforço de operação.

E então?

Nosso objetivo neste conteúdo foi ajudá-lo a entender melhor a importância do controle de odores no processamento de resíduos de animais. Isso com o intuito de que você possa fazer uma análise se a forma como a sua indústria está fazendo o processo, está correto ou precisa de alguns ajustes.

Vale ressaltar, que dado a importância da prática de reciclagem animal, o mau cheiro causado no processo precisa ser devidamente controlado. 

Aliás, práticas inteligentes de engenharia alinhadas a uma boa gestão podem fazer total diferença entre unidades industriais e a sociedade. Onde os dois lados saem ganhando, sem que ninguém seja prejudicado.

Se você quer garantir mais qualidade no processamento de subprodutos de animais e ainda ter assertividade no controle de odores, clique abaixo, entre em contato conosco e solicite um orçamento!

Orçamento Planta de Reciclagem Animal


Deprecated: Directive 'track_errors' is deprecated in Unknown on line 0