Escolha uma Página

A indústria de reciclagem animal tem se firmado cada vez mais no mercado como uma atividade altamente essencial, segura e muito válida no âmbito sustentável. 

No Brasil, a relevância da reciclagem animal só tende a aumentar, sendo essa a solução mais adequada já que falamos do país como um dos maiores produtores de proteína animal em escala global.

Em contrapartida, a esse grande volume de animais abatidos, tem se o crescimento de resíduos gerados, ou seja, o setor de reciclagem animal entra para balancear tudo isso e dar um rumo inteligente e eficiente nesta cadeia de produção.

E é sobre isso que vamos tratar no decorrer deste artigo, a importância da indústria de reciclagem animal, os benefícios desta atividade e a sua relevância frente à crise gerada pelo COVID-19. Confira!

Qual a importância da indústria de reciclagem animal?

Como consequência da crescente produção do setor agrícola, quem também ganha ascensão é a reciclagem animal, usado para destinar melhor os resíduos animais.

Através desse processo industrial, as penas, ossos, sangue e outros resíduos são transformados em novos materiais, beneficiando a indústria de ração, biodiesel, higiene, limpeza, dentre outros.

Nesse sentido, é possível ter uma noção do quão remediado a produção de proteína animal se torna quando alinhada a empresas com planta de reciclagem animal.

Apenas para se ter uma ideia da importância do setor de reciclagem, segundo dados da revista Graxaria Brasileira, edição junho/2020, só no ano de 2019 foram 13 milhões de toneladas de resíduos retirados do meio ambiente e, considerando que no Brasil há em torno de 3 mil lixões, se não existisse o trabalho das empresas de reciclagem animal, o país iria precisar de mais 30% desse total de lixões.

Ou seja, além de transformar resíduos em subprodutos que beneficiam outras áreas, o processo de reciclagem animal ainda ajuda a sanar uma parcela dos problemas ambientais. Sem dúvida, o trabalho das empresas de reciclagem animal é essencial em questões públicas, econômicas e ambientais.

Por que investir na Reciclagem Animal no Brasil?

Basta saber que o Brasil tem números expressivos de abatedouros e frigoríficos em escala mundial, para entender a importância do mercado de reciclagem animal no país.

Esta é uma solução inteligente e eficaz para dar rumo aos resíduos, dando continuidade a algumas cadeias de produção ao mesmo tempo em que ajuda na saúde do meio ambiente.

Para os responsáveis por frigoríficos, por exemplo, é importante ficar atento neste mercado, pois ele só tem a oferecer vantagens aos produtores e fornecedores de proteína vegetal – a indústria de reciclagem animal é o investimento certo para alavancar os negócios de forma consciente e lucrativa.

Para visualizar melhor o potencial de crescimento do setor de reciclagem animal e entender que este é um investimento necessário, de acordo com a Embrapa, a indústria com maior potencial de reciclagem no país é da reciclagem animal, na qual o Brasil recicla 99% dos resíduos derivados de estabelecimentos de abate e varejistas

Com essa tecnologia, torna-se viável reciclar tais materiais de forma limpa e segura. Além disso, algo interessante de se pontuar é que em meio a atual pandemia, a indústria de reciclagem animal se manteve e vem se fortalecendo.

Entenda mais sobre a indústria de reciclagem animal e a crise do COVID-19 no próximo item.

Download Guia subprodutos conforme cada espécie animal

Qual a relevância da indústria de reciclagem animal durante crise do COVID-19?

A pandemia causada pelo COVID-19 está afetando pessoas e empresas em todo o mundo e, como observado no estudo feito por pesquisadores da Embrapa e CiCarne, isso tem feito com que os governos mantenham apenas a infraestrutura essencial em operação. 

Segundo a Embrapa, a força desse setor frente a pandemia fez com que não apenas no Brasil, mas também os Estados Unidos e alguns países da Europa passassem a considerar a indústria de reciclagem animal tão relevante quanto a produção e a distribuição de carne para consumo humano.

Desta forma, imagine o que aconteceria se abatedouros e frigoríficos não conseguissem dar uma destinação correta aos resíduos devido ao caos da pandemia. Tão essencial quanto o setor de produção animal, é a indústria de reciclagem animal.

Empresas de reciclagem animal são consideradas relevantes pelo governo do Brasil, Estados Unidos e Europa, pois além de entenderem a importância da sustentabilidade, ainda atuam na produção de importantes subprodutos para outras áreas de produção, incluindo a ração animal.

Nesse sentido, a indústria de reciclagem animal permanece atuando durante a pandemia do COVID-19. Isso porque, este setor já está acostumado a trabalhar com materiais potencialmente perigosos, tendo alto controle preventivo de doenças e rastreabilidade da matéria-prima.

Tendo tudo dentro do que é previsto nas leis e normas, a indústria de reciclagem animal precisa desinfetar as instalações regularmente. Também, na rotina de trabalho, todas as equipes usam equipamentos de proteção para a própria segurança e para evitar risco de zoonoses.

Além disso, mais uma medida adotada é o processamento que garante que o micro-organismo não esteja presente em alimentos para animais, sendo eliminado em minutos a 70°C. 

O processo da indústria de reciclagem animal é realizado em temperaturas de 115°C a 145°C por 40 a 90 minutos – dependendo do tipo de sistema e materiais. 

E então?

Trouxemos neste artigo pontos relevantes sobre o mercado da indústria de reciclagem animal, além dos seus pontos positivos e a força que a manteve relevante em meio a atual pandemia.

Muito além de movimentar outros mercados com a geração de subprodutos a partir de resíduos que poderiam ser descartados incorretamente, sua indústria pode gerar receita e ainda contribuir de maneira eficaz com o meio ambiente ao contar com uma planta de reciclagem animal para fazer o processamento dos resíduos gerados!

Esperamos ter ajudado você a entender um pouco mais sobre importância da reciclagem animal, principalmente no cenário atual, onde ela se mantém como um serviço essencial, seguro e sustentável!

Se você ficou com alguma dúvida sobre o assunto, entre em contato conosco! Agora, se você quer entender mais sobre quais tipos de subprodutos podem ser gerados conforme cada espécie animal, clique abaixo e faça o download gratuito do nosso guia sobre o assunto!

Download Guia subprodutos conforme cada espécie animal