Warning: "continue" targeting switch is equivalent to "break". Did you mean to use "continue 2"? in /home/storage/9/2d/f0/fimacodobrasil/public_html/blog/wp-content/themes/Divi/includes/builder/functions.php on line 5892
Tanques de aço inox: por que optar por esta solução na indústria química?
Escolha uma Página

São muitas as razões para os tanques de aço inox serem a melhor opção para armazenar compostos químicos. Diante disso, preparamos este material para mostrar, em detalhes, a importância e vantagens que os tanques de aço proporcionam para a indústria química.

Já de antemão, vale citar que existem diferentes tipos de tanques de aço inox disponíveis no mercado, ou seja, podem atender as mais variadas necessidades e finalidades – já está aí umas das vantagens, mas preparamos mais algumas, confira a seguir!  

Os tanques de aço inox possuem estruturas fortes e duráveis

Vamos começar por um fator primordial para indústrias químicas: locais para armazenamento seguro de compostos, elementos e substâncias. Ou seja, os tanques de aço inox preenchem perfeitamente os requisitos.

O aço inox é um material altamente resistente, isso significa que é muito difícil chegar a perfurar um tanque desses acidentalmente ou comprometer a estrutura de alguma forma. 

Na verdade, para fazer um estrago significativo em um tanque de aço inox, é preciso bastante força e materiais específicos para perfurar, por exemplo.

Resistentes à corrosão

Seguindo a linha da integridade dos tanques de aço inox para usar na indústria química, é fato que o local para armazenar os produtos deve ser à prova de ferrugem e claro, resistente à ação abrasiva dos produtos químicos e solventes.

Até porque, os danos causados às pessoas e ao meio ambiente são graves caso um tanque seja comprometido e o conteúdo vaze. Por isso, empresas que trabalham com tais tipos de produtos, devem optar por tanques de aço inox para o armazenamento, uma vez que com eles, os riscos são mínimos.

Tanques de aço inox não são apenas resistentes aos produtos químicos, mas também toleram solventes frequentemente abrasivos usados ​​na limpeza, sem que isso prejudique a integridade e qualidade de suas estruturas.

Portanto, os tanques industriais de aço inox possuem resistência tanto no interior, quanto no exterior de suas estruturas, mantendo os procedimentos seguros e com taxas bem menores de riscos de acidentes. 

Importante ressaltar que um tanque para ser utilizado na indústria química, precisa ser feito de material resistente, como é o caso do aço inox, tanto do lado de dentro, quanto de fora, isso para que ele se sustente quando em condições adversas, seja ao ar livre ou dentro de instalações, e também se mantenha resistente à corrosão. 

Versáteis e adaptáveis

Um dos melhores pontos em armazenar produtos químicos em tanques industriais de aço inox é, sem dúvidas, a versatilidade, pois basicamente todos os produtos químicos ou solventes podem ser armazenados neles.

Também existem vários tipos de tanques de aço inox, de diversos tamanhos e formas. Logo, tem a capacidade de conter um grande volume de produtos.

Além disso, é possível adaptar esses tanques para atender necessidades específicas da indústria e personalizá-los com acessórios especializados, de modo a atender determinadas demandas.

Maior facilidade de higienização

A limpeza de recipientes de produtos químicos é parte fundamental nos procedimentos da indústria, logo, é essencial que os recipientes sejam valorizados para essa finalidade. Falando em tanques de aço inox, sim, eles são relativamente fáceis de higienizar e podem ficar como “novos” depois de uma boa limpeza. 

Com isso, a higienização fácil e eficaz permitida pelos tanques industriais de aço inox, favorece que sejam reutilizados para armazenar diferentes tipos de produtos químicos, sem que sofram alterações ou contaminação.

Exigem pouca manutenção

Devido ao material aço inox, esse tipo de tanque industrial é praticamente livre de serviços, precisa de pouquíssima ou nenhuma manutenção. 

Além de ser preciso limpar o interior do tanque antes de reutilizá-lo para armazenar outro produto, não exige nenhum outro tipo de manutenção. Inclusive, são poucos os materiais que são tão duráveis ​​e fáceis de manter quanto o aço inox.

Tanques de aço inox garantem melhor custo-benefício

Contar com tanques de aço inox na indústria química é um ótimo investimento, uma vez que, tudo o que citamos até agora levam a economia de recursos, tempo e dinheiro.

O bom custo benefício dos tanques de aço inox, se faz possível devido a fatores como:

  • Podem ser fabricados em várias formas e capacidades – seja vertical ou horizontal – ou seja, podem ser desenvolvidos para serem utilizados em diferentes atividades
  • Quando mantidos de maneira adequada, os tanques de aço inox podem, literalmente, suportar décadas de uso intenso, mesmo em um ambiente hostil
  • São praticamente livres de manutenção;
  • Tanques de aço inox são recicláveis, isso quer dizer que mantém valor além do serviço.

E então?

Como você pôde ver, os tanques de aço inox são altamente vantajosos para a indústria química – são eficientes e possuem características que só facilitam e otimizam as atividades da empresa.

Importante deixar dito também que tanques industriais de aço inox podem ser desenvolvidos sob medida, ou seja, projetados de acordo com a necessidades e demanda necessária. 

Usar tanques de aço inox significa prezar pela qualidade, uma vez que, como mostrado neste artigo, eles são superiores em diversos aspectos, garantindo desempenho satisfatório e longevidade.

Caso tenha ficado alguma dúvida sobre o assunto, entre em contato conosco! Agora, se você quer conhecer e entender os tipos de tanques industriais, clique abaixo e faça o download gratuito do infográfico que elaboramos sobre o assunto!

Download infográfico Conheça os diferentes modelos de tanques industriais


Deprecated: Directive 'track_errors' is deprecated in Unknown on line 0